João Saldanha

  • Documentário

Polêmico, imprevisível, irreverente e revolucionário, o gaúcho João Saldanha (1917-1990) ficou conhecido como o comentarista que o Brasil inteiro consagrou. João conquistou o Rio de Janeiro nos anos 30, ao lado de Heleno de Freitas, no time de Neném Prancha, nas areias da Praia de Copacabana. Apaixonado pelo Botafogo, Saldanha foi jogador e treinador campeão do time de Garrincha, Nilton Santos e Paulo Valentim. Sempre foi bom de briga e de debate.

Crítico diário da seleção brasileira, João aceitou o desafio, virou técnico, convocou as suas feras e classificou o Brasil para a Copa de 1970. Militante histórico do Partido Comunista Brasileiro, acabou demitido da seleção pelo governo militar e seguiu carreira na imprensa, se transformando no mais popular jornalista esportivo do país. Inesquecível para os amigos e temido pelos adversários.

 

O Canal 100 enriquece o filme com algumas imagens inéditas da época de ouro do futebol brasileiro, todas registradas em 35mm. Vemos desde um Maracanã enlouquecido em preto-e-branco em 1957, aplaudindo o mestre Mané Garrincha, até os preparativos da inesquecível seleção de 70.

O filme é co-produzido pela Emanuel Bayer.

Informações Técnicas

2010 | 01:37:00

Créditos

Direção Beto Macedo, André Iki Siqueira
Assistente de Direção Paola Vieira
Produtor Associado Roberto Berliner e Alexandre Niemeyer
Produção Executiva Rodrigo Letier e Lorena Bondarovsky
Direção de Produção Paola Vieira
Direção de Fotografia e Câmera Maurizio D’Atri
Trilha Sonora Sacha Amback
Edição Pedro Bronz e Piu Gomes
Produção TvZERO
Co-produção Canal 100
Co-produção Emanuel Bayer